Como muitos sabem o Instagram criou uma nova ferramenta para os criadores de conteúdo ganharem dinheiro. Após pouco mais de um mês muitos dos que receberam o selo de monetização já receberam seu pagamento.
O
Instagram desenvolveu essa gama de ferramentas de monetização para seus
usuários, incluindo lojas digitais de propriedade de criadores, links de
produtos afiliados e um “mercado de conteúdo de marca” que combinará marcas com
criadores e facilitará a negociação na plataforma de acordos de patrocínio.
“Em
qualquer visão positiva para o futuro, mais pessoas estão começando a se
envolver em trabalhos criativos nas redes sociais, em vez de apenas empregos
que consideram monótonos”, disse Mark Zuckerberg, o CEO do Facebook, com o
chefe do Instagram Adam Mosseri numa transmissão ao vivo em 27 de abril. ‘Nosso
objetivo, em toda a empresa, é ser capaz de apoiar milhões de pessoas fazendo
um trabalho criativo.’
O
Instagram, que foi lançado em 2010, tem sido notoriamente lento para introduzir
a monetização do criador: suas primeiras ferramentas de receita do usuário –
emblemas de transmissão ao vivo que podem ser comprados e anúncios IGTV –
estreou há apenas um ano, em maio de 2020.
Mas
a plataforma agora parece considerar a monetização do criador uma de suas
principais prioridades. O Instagram também está desenvolvendo um sistema de
marcação de afiliados para os criadores. Por meio dele, os criadores poderão
marcar produtos e / ou marcas em seus posts e, então, ganhar uma parte da
receita se seu link gerar vendas. Zuckerberg não deu detalhes como a receita
que os criadores irão ganhar, se o Instagram terá uma redução ou quando o
recurso pode ser lançado.
O
Instagram quer ser o intermediário em patrocínios de marcas de criadores.
Por
último, Zuckerberg e Mosseri revelaram um “mercado de conteúdo de marca” em
andamento que eles parecem esperar que ajude a centralizar a negociação e
regular quanto os criadores recebem.
“Eu
me preocupo que algumas pessoas estejam recebendo muito bem”, disse Mosseri.
“Algumas pessoas estão sendo mal pagas. Queremos apenas facilitar isso de uma
forma responsável.”
Mosseri
acrescentou que uma marca pode vir ao mercado do Instagram e procurar criadores
que possam ajudá-la a anunciar, por exemplo, mulheres na faixa dos 20 anos em
um determinado país: e assim poderíamos dizer “aqui, 50 criadores”, disse ele.
“E então sim, você pode facilitá-los. Podemos tornar mais fácil a conexão.”
Do
lado do criador, Mosseri acrescentou: “adoraríamos ajudar os criadores a
avaliar as marcas”, embora ele diga que atualmente “não sei como isso
funcionaria.”
Zuckerberg
disse que o Instagram planeja que o mercado tenha “termos muito favoráveis
aos criadores”. Ele não especificou quais seriam os termos.
E
também disse não estar construindo isso da perspectiva de tentar ganhar muito
dinheiro, “Nossa visão profissional é que se ajudarmos os criadores de conteúdo
consigam ganhar mais dinheiro com seu conteúdo, e assim ficar mais empenhados
em movimentar sua rede social, isso ajudará a economia de criadores mais ampla surgir,
o que fará com que haja mais conteúdo em todos os serviços.”
Prepare-se
e fique de olho por que o Facebook registrou mais de US $ 25 bilhões em receita
no primeiro trimestre de 2021, e vem muito mais por aí...
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